As Várias Formas do Direito Natural


I - Aristóteles
     a) O Direito das Coisas: como elas são em suas propriedades e características únicas, as definem e definem sua grandeza e sua ordem; "são como são"; seres vivos ou não, têm uma classificação própria na natureza; o homem se distingue pelo logos (raciocínio e linguagem); ser escravo é da ordem das coisas, e os direitos sobre ele é da ordem do direito das coisas.
     b) O Direito Posto: a natureza pode ser "desigual", por isso o homem pode e deve usar de seu logos para pensar - e construir! - a vida em sociedade com sabedoria (praxis); a sabedoria não pode estar naquilo que é apenas o que é; a ação política é a ação do homem para a felicidade coletiva; o direito posto - no caso do coletivo ou direito público - busca o equilíbrio entre os interesses desproporcionais da ordem das coisas; busca o equilíbrio entre os desiguais e as desigualdades humanas.
II - Epicuro
     a) O Direito Natural: convenção entre os homens; um pacto entre os homens estabelece os valores e as regras sociais para a paz de todos.
     b) O Direito Posto: igual ao direito natural; só se faz necessário quando os valores e regras sociais mais informais não garantem a paz.
III - Cícero
     a) O Direito Natural: está na natureza; a justiça está na natureza; a violência da natureza é parte de um ciclo de forças em "debate" - fortes e contrafortes; a violência na natureza não é gratuita.
     b) O Direito do Estado: está nas leis que devem copiar a natureza para produzir a justiça; a rex populis, a coisa pública, deve prevalecer na República; a democracia equilibra as forças políticas entre elites e povo; as leis são necessárias para copiar a "harmonia" da natureza.
IV - Sto. Tomás de Aquino
     a) O Direito Natural: existe um "dom" maior em todas as coisas, o amor de Deus; o homem possui esse dom divino, por isso pode perceber e agir de acordo com os ditames da justiça; os homens nascem naturalmente para o bem e para a fraternidade.
     b) O Direito do Soberano: são as leis, promulgadas pelo soberano; para terem virtude, as leis devem ser justas e sábias (possuir validade, eficácia, serem reconhecidas e possuírem força); as leis devem se dirigir ao bem comum; o soberano pode fazer justiça com base nas leis; as leis sábias são promulgadas porque o soberano possui o dom divino de amor e justiça; quando o homem usa a razão com livre-arbítrio já ali se encontra o dom divino da fraternidade.
     c) Seguidores:
1. Averróis - A razão é um "dom" divino e igual em todos os homens; Deus, por seu profeta, Maomé, deu aos homens um texto sagrado, logo, que pode ser entendido pelos homens; se existem interpretações diferentes não é por causa da razão, mas por causa do fanatismo; pela razão, o entendimento deve ser o mesmo; portanto, se houver dúvida sobre o texto sagrado, use-se a razão.
2. Descartes - O conhecimento é infinito, e a razão por mais que se esforce nunca saberá tudo de forma plena; esta tensão é positiva, exige e desenvolve o intelecto e a racionalidade, mas cria uma tensão, a da incompletude do conhecimento e sua infinitude; se a razão apreende o que existe em torno do homem, e se o conhecimento é infinito, então deve haver "algo" antes e além, inatingível pelo conhecimento humano; por estas razões Deus deve existir.
V - Hugo Grócio
     a) O Direito Natural: a "reta razão" é suficiente para determinar os direitos humanos; direitos da condição humana; direitos independem de qualquer dom divino ou de ensinamentos eclesiásticos; direitos inalienáveis da condição humana; direitos sociais personalíssimos.
     b) O Direito Positivo: se existir deve se regular pelo direito natural dos homens; tese perto da concepção contratual de John Locke.
     c) Seguidores: 
1. Samuel Pufendorf - direitos naturais inatos, da condição humana, são universais e servem de base para uma "Constituição" supra nacional; direito internacional; tribunais internacionais para julgarem crimes contra a humanidade; 
2. Jean Domat: os direitos são de duas categorias, os imutáveis e os que mudam ou necessitam de reforma - os imutáveis são os direitos da condição humana, os outros são os promulgados; os promulgados, mesmo quando alicerçados na soberania popular - poder originário! -, portanto legítimos, são "arbitrários", no sentido que são derivados daqueles inatos não contratáveis. 

Comentários

  1. Professor parabéns pelo Blog, obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Continue com tal dedicação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecido pela participação. Verifique se seu comentário foi publicado.

Livro Ética no Direito

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio sobre a transmutação do homem burguês: o Estado em John Holloway - Parte I

ANTROPOLOGIA GERAL E JURÍDICA - 6a. Edição

A Modernidade de Madame Bovary

Pós Tempos Modernos

LIVRO SOCIOLOGIA JURÍDICA (7a. ED. ADOTADA)

Multiculturalismo: Dignidade Humana ou Direitos Humanos?